Cultivamos a devoção a São Miguel Arcanjo

Iniciaremos nesta sexta-feira,15 de agosto, a Quaresma dedicada a São Miguel Arcanjo, em comunhão com a Igreja e o povo de Deus. Devoção ensinada pela tradição cristã, apreciada pelo Padre Jonas Abib e cultivada até os dias de hoje por nós, missionários da Comunidade Canção Nova.

Em nossos lares e ambientes de trabalho reservamos um espaço para construir um altar dedicado a São Miguel Arcanjo e, diariamente, rezamos a Quaresma pelos próximos 40 dias. A culminância dessa prática de oração acontece na festa dos Santos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, no dia 29 de setembro.

O que é preciso?

Providencie um altar para São Miguel com uma imagem ou uma estampa.

Todos os dias:

– Acenda uma vela abençoada;
– Ofereça uma penitência;
– Reze as orações da quaresma diariamente. Clique aqui e acesse a quaresma.

Função de São Miguel Arcanjo

“Pescador de almas” (cf. Devocionário a São Miguel Arcanjo) é uma das funções atribuídas a São Miguel Arcanjo. Por certo, São Miguel Arcanjo presta atenção à Comunidade Canção Nova que busca alcançar pessoas que estão afastadas da fé ou que não foram devidamente evangelizadas,com o objetivo de levá-las ao encontro com Deus por meio da iniciativa: ‘Dai-me almas e ficai com o resto’ (Gn 14, 21). O alcance nacional e internacional acontece através dos encontros promovidos pela Comunidade e pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Escultura São Miguel Arcanjo

A Igreja Católica venera São Miguel Arcanjo como defensor da Igreja e do povo de Deus contra os momentos de perigo, doenças e ataques espirituais. Assim sendo, fixamos a imponente escultura de São Miguel Arcanjo na entrada da sede da Comunidade Canção Nova na intenção de sinalizar o quanto recorremos à sua intercessão e auxílio mediante as provas como também as batalhas enfrentadas no caminho percorrido até agora na missão de evangelizar e comunicar Jesus e a vida nova que Ele nos trouxe.

Conscientes de que São Miguel Arcanjo é o protetor do Povo de Deus (cf. Dn 10,21; 12,1) e companheiro para os tempos difíceis como, por exemplo, afastamento de Deus, situações de mortes, difundimos essa devoção no Acampamento São Miguel Arcanjo.

Nesse sentido, somos convidados, durante este tempo, a nos dedicarmos à oração, jejum e abstinência de maneira mais intensa, clamando juntos: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio!” (cf. Devocionário a São Miguel Arcanjo).

Devoção a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo é o protagonista de alguns capítulos da história da missionária Tarciana Matos Barreto, natural de Aracaju(SE). Essa presença teve início na adolescência quando fez a primeira peregrinação mariana para a Bahia, no dia 29 de setembro de 1992, festa dos Arcanjos.

Nesta viagem, inauguram-se as surpresas da Providência Divina no itinerário vocacional da adolescente.

No local, os membros da Comunidade Canção Nova da Frente de Missão de São Gonçalo dos Campos, Bahia, animavam o momento de espiritualidade ao lado do Padre Jonas Abib, um dos pregadores. Na ocasião, Padre Jonas falou sobre a Mulher revestida de sol (Ap.12), da proteção dos Anjos, bem como o combate espiritual envolvendo, especialmente, São Miguel Arcanjo.

O anúncio do Evangelho desse momento proporcionou o encontro pessoal da adolescente Tarciana com Jesus, Maria e também com os Arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel.

Nessa virada de chave, a sergipana desenvolveu a devoção a São Miguel Arcanjo, rezando com sua família o exorcismo, além do hábito de realizar as práticas de piedade.

Êxito em ação judicial

A mãe da sergipana entrou com uma ação na justiça, situação marcada por conflitos, embora seguido de orações. E mais uma vez, o Arcanjo São Miguel se faz presente na vida familiar da advogada Tarciana. Prova disso foi a audiência de conciliação que aconteceu no dia 29 de setembro de 1998, alcançando êxito na ação judicial.

A partir dessa vitória, a recém-advogada, na época, percebeu que a dinâmica dos processos judiciais era imbuída de combate espiritual. E tomou a decisão de invocar o Arcanjo São Miguel na aplicação do direito.

Chamado vocacional

A advogada Tarciana estava inserida no mercado de trabalho e no serviço à Igreja, mas as surpresas de Deus não paravam. Ela retornou ao local de peregrinação mariana na Bahia, onde foi atendida por um padre e, depois, retornou à sua casa em Aracaju (SE), inquieta com a realidade vocacional.

Por certo, a espiritualidade da Canção Nova corria na veia da Tarciana, embora não tivesse clareza. Nesse ínterim de inquietação com a realidade vocacional, ela foi convidada para fazer uma participação na TV Canção Nova da região nordeste do Brasil, também em um dia 29 de setembro. Essa circunstância favorável a aproximou dos missionários da Canção Nova, como também, fez surgir em si a decisão de iniciar o caminho vocacional.

Missionária da Comunidade Canção Nova

Concluído o caminho vocacional, ela ingressa na Comunidade Canção Nova em 2002, no modo de compromisso do Núcleo. Nessa etapa, a presença e as intervenções do Arcanjo Miguel na vida da missionária sobressaíram em várias situações.

Ela recorda que uma das situações em que obteve o intermédio de São Miguel Arcanjo foi quando passou a fazer parte do grupo dos advogados da CN. Época de expansão do Sistema Canção Nova de Comunicação, de contratos complexos e vivência de situações dolorosas, as quais impactaram diretamente a sua missionariedade.

Assim, o vigor missionário que antes fora enfraquecido pelo passo mantido na missão, pelo poder da oração e intercessão de São Miguel Arcanjo, foram restabelecidos e fortalecidos.