Comunidade de amor e adoração
O Carisma Canção Nova é uma forma renovada de levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo. Este Carisma encarnou-se em primeiro lugar no Fundador e depois em seus membros, formando um organismo vivo que é a Canção Nova. Levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo é a prioridade de cada membro da Comunidade em tudo o que vive e realiza no seu dia a dia.
NOSSA HISTÓRIA
Celebrando a Festa de Cristo Rei, em novembro de 1977, na Casa de Maria em Queluz, movido por uma inspiração de Deus, Padre Jonas se sentiu impulsionado a lançar um desafio aos jovens: “Quem quer dar um ano da sua vida para Deus, para viver em comunidade e fazer o que eu faço com vocês?”. Doze jovens aceitaram o desafio, dentre eles, Luzia Santiago.Muitos acontecimentos já haviam preparado Padre Jonas e aqueles jovens para este passo: já aconteciam os encontros no colégio São Joaquim, em Lorena-SP e em Areias-SP; já havia a “Associação Canção Nova” e já tinha sido construída a ‘Casa de Maria’ em Queluz-SP, local que contou com a administração do Wellington Jardim (Eto) para sua construção.
Dom Antônio Afonso de Miranda, então bispo de Lorena-SP, fez uma provocação ao Padre Jonas para que colocasse em prática os ensinamentos da exortação apostólica Evangelii Nuntiandi, n.44, e que começasse um trabalho de evangelização com esses jovens.
O capítulo seguinte deste documento, providencialmente viria a marcar os rumos da Canção Nova: evangelizar pelos meios de comunicação. (Cf n.45 EN).
Foi deste documento que nascemos e, por vontade de Deus, existimos como comunidade.
A Comunidade Canção Nova foi então fundada no dia 02 de fevereiro de 1978, por Padre Jonas Abib. O núcleo iniciante de doze pessoas (Padre Jonas, rapazes, moças e três religiosas) aponta o que a Divina Providência quis da Comunidade Canção Nova: um grupo bem diversificado entre homens e mulheres, de diferentes estados de vida, vivendo em comunidade com uma finalidade apostólica – a evangelização.
Em maio de 1980, inaugurou-se a primeira casa de missão da Canção Nova, na cidade de Cachoeira Paulista-SP, em função dos trabalhos realizados na rádio que havia sido adquirida nessa cidade. Hoje, a sede da Comunidade está aí localizada e conta com uma extensa estrutura física, a fim de favorecer aos milhares de fiéis que anualmente visitam a Canção Nova para seus encontros, como o Centro de Evangelização e Rincão do Meu Senhor, assim como, visitar o Santuário do Pai das Misericórdias, a Ermida da Mãe Rainha, e demais espaços destinados aos trabalhos realizados pelo Sistema de Comunicação e assistência social, construídos à partir de uma profunda experiência de abandono à Divina Providência e contribuição de sócios evangelizadores através do Projeto Dai-me Almas.
Somos uma Comunidade Católica de Amor e Adoração, que comunica a Boa Nova de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo. Nosso primeiro chamado foi o viver em comunidade, partilhar a vida, partilhar os bens materiais e espirituais, e com isso, viver a aventura de realizar hoje, diante do mundo, o carisma da Igreja primitiva expresso nos Atos dos Apóstolos (At 2, 42-47).
Somos uma comunidade carismática, de vida apostólica. Somos totalmente Marianos, e chamados a ser “Casa da Misericórdia”.

É uma graça; é um privilégio investir a vida nisso.”

Nossa missão
A missão da Canção Nova é evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe, pelos encontros e, de maneira preferencial, mas não exclusiva, pelos meios de comunicação social, para formar homens novos para o Mundo Novo. Por meio desta evangelização, a Canção Nova prepara e apressa a vinda gloriosa do Senhor. Vive essa feliz expectativa do Senhor que vem; é isso o que move toda a ação evangelizadora da Comunidade, os encontros que promove, o trabalho que realiza. A própria vida dos membros está em função desta missão. Tudo isso expressa o apostolado da Comunidade.
“Fomos criados para a missão. Fomos criados juntos por causa da missão. Fomos criados tal qual somos em vista da missão”
A primeira maneira de realizar essa missão de evangelizar foi por meio dos encontros e retiros. A riqueza da evangelização vivida nos encontros não poderia ficar restrita às pessoas que tinham a oportunidade de participarem. Por isso, Deus suscitou na Canção Nova meios e oportunidades de expandir o alcance do anúncio do Evangelho pelos meios de comunicação.
“São várias as formas que o Senhor utiliza para chegar àqueles que precisam Dele. Começamos com as fitas, mas precisávamos acompanhar os avanços tecnológicos…”
A urgência dos tempos fez com que a Canção Nova atuasse também nas áreas da educação, da saúde, das artes, da cultura e da promoção social, com o objetivo específico de contribuir concretamente na transformação do ser humano e das estruturas sociais. Além disso, existe uma grande diversidade de atividades presentes nas Frentes de Missão com conteúdo formativo e evangelizador, como os grupos de oração, noites de louvor, cursos bíblicos, ensino doutrinal e catequético, auxílio à Igreja local, presença dos sacerdotes nas paróquias e outras iniciativas.
“Nossa missão é evangelizar. É comunicar o Cristo com quem vivemos. É comunicar a vida que com Ele vivemos” (Padre Jonas Abib)
Nossa espiritualidade
Como ensinava Padre Jonas Abib, a “espiritualidade não é outra coisa senão o nosso relacionamento com Deus e que se expressa em atos que realizamos, em atitudes que nutrimos, em meios que utilizamos para manter, cultivar, fazer crescer e expressar essa relação”.
A exemplo de Jesus Cristo, cada membro da Comunidade é chamado a fazer da oração o centro e a fonte de sua vida e do seu trabalho.
O objetivo da espiritualidade é um só: “promover a união do nosso coração com o coração de Deus. É um suporte para que todo o nosso modo de viver nos faça cada vez mais íntimos de Jesus. E cada vez mais nos configure a ele. Cada vez mais nos faça um com Ele: formando em nós um outro Cristo”.
Anunciamos um Deus vivo e vivido!
O caminho espiritual da Comunidade Canção Nova tem como elementos da sua espiritualidade: Tempos Fortes, Busca dos Meios, Oração Ritmo da Vida e Trabalho Santificado.


