Padre Jonas Abib, nosso pai fundador da Comunidade Canção Nova, nos ensinou que a oração ao ritmo da vida é uma busca de comunhão com Deus que se estabelece numa atitude orante ao longo de todo o dia, utilizando-se dos meios e práticas de piedade, nutrindo uma intimidade com Ele em meio a tudo o que se vive e realiza. Trata-se de uma oração enraizada na vida, porque brota espontaneamente daquilo que se vive em cada momento. Esta oração tem por objetivo favorecer a comunhão com o Senhor e, a partir daí, buscar inspiração para tudo aquilo que é preciso realizar. É uma oração de escuta atenta para perceber os propósitos e a vontade de Deus para cada realidade.
O próprio Jesus vivia sua espiritualidade assim, ao ritmo da vida. Ele, em tudo e por tudo, se unia ao Pai, em constante sintonia, perguntando-Lhe tudo, buscando a Sua vontade em cada situação. Jesus vivia em constante oração.
Escutamos para saber os desejos, as ordens, os propósitos de Deus. Pedimos a Sua orientação, a Sua guia. Reclamamos a Sua presença, a Sua intervenção nos momentos difíceis, nas decisões complicadas. Rogamos buscando força, coragem.
Gritamos por Ele nas horas duras, nos momentos de desânimo, nas situações críticas. Pedimos perdão pelas desatenções, pelos erros. Arrependemo-nos das infidelidades, dos medos, das resistências.
Vibramos de alegria nas horas de sucesso, nas intervenções de Deus no nosso dia a dia de trabalho.
Rezamos pelos outros, por aqueles com quem e para quem trabalhamos, pelos muitos que nos pedem, por aqueles que atendemos ao telefone, para quem escrevemos uma carta, enviamos uma encomenda. Enfim, é um contínuo diálogo com Aquele com quem vivemos e para quem trabalhamos. Esse diálogo é oração.
Não podemos perder estas infinitas chances de oração. Oração ao ritmo da vida. Oração muito simples, mas muito direta, muito espontânea. Oração com pouco de palavras, mas com muito de vida. Oração com a marca do que vivemos no momento, do que precisamos, do que buscamos, do que não temos e então pedimos. Não resta dúvida, é a oração certamente mais vivida, mais concreta, mais real, mais direta, mais bem expressa. É verdadeira comunicação em ‘linha direta’. Portanto, verdadeira oração.
A oração ao ritmo da vida é uma forte característica da nossa espiritualidade, dentro do carisma Canção Nova. É a nossa maneira de nos relacionarmos com Deus.
A oração ao ritmo da vida está intimamente ligada a outro elemento da espiritualidade da Canção Nova, chamado “trabalho santificado”. É uma consequência dele e faz com que esse trabalho seja realmente ‘santificado’. A oração ao ritmo da vida e o trabalho santificado são duas faces essenciais da nossa espiritualidade.