A Canção Nova é uma comunidade mariana. Desde o início chamava-se "Canção Nova, a casa de Maria", entendendo tal expressão no sentido bíblico: da descendência de Maria, da raça de Maria, sua Mãe e educadora. Ao definir a Canção Nova como a casa de Maria, Padre Jonas Abib, reforçava que a Comunidade está sob os cuidados dela: "O Pai confiou a ela o cuidado da Canção Nova. Ela acolheu e assumiu. Quanto mais nos afinarmos à sua maneira de nos conduzir, mais a Canção Nova será, toda ela, a Casa de Maria".
Toda a formação e vivência do carisma de Dom Bosco, somada à graça do Batismo no Espírito Santo, enriqueceu a pedagogia com o qual Padre Jonas Abib formou os membros da Comunidade Canção Nova, tornando-se uma novidade para a Igreja. Os frutos desta vivência podem ser percebidos ao longo dos anos, e as características do carisma salesiano vão se evidenciando cada vez mais: na busca de santidade, na devoção a Maria, mãe e mestra, na prática penitencial do Retiro da Boa Morte, na pedagogia formativa com os jovens, no sistema preventivo, na alegria, no ardor apostólico e criatividade na evangelização, no aproveitamento dos meios de comunicação para fazer chegar mais longe a Palavra de Deus e os valores do Evangelho.
Os membros da Canção Nova cultivam suas devoções pessoais aos diversos santos da nossa Igreja, mas, de maneira especial, foram escolhidos e declarados oficialmente por Padre Jonas Abib, pai fundador da Comunidade, como patronos oficiais da Canção Nova, Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco.
Sendo assim, as datas celebrativas solenes de 31 de Janeiro, Festa de São João Bosco, 16 de agosto, dia do nascimento de Dom Bosco e 24 de maio, Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, são dias festivos para toda a Comunidade Canção Nova.
:: Conheça a história de devoção a Nossa Senhora Auxiliadora:: Quem foi Dom Bosco?