Talvez você conheça a Canção Nova pela TV, pela internet, ou ainda pelos nossos vários acampamentos de evangelização. Sim, fomos criados para isso, mas essa é uma parte da nossa missão.
Padre Jonas Abib, nosso fundador, diz que a Canção Nova foi criada para “comunicar Jesus Cristo e a Vida Nova que Ele nos trouxe”, e isso se dá, principalmente, por meio dos encontros e dos meios de comunicação.
Nossa missão, no entanto, não se resume apenas aos programas e eventos que realizamos – claro que isso faz parte, afinal, nossa missão é evangelizar! Mas é algo ainda mais amplo: vivemos em função da missão de evangelizar.
A vocação e missão que recebemos de Deus nos situa no coração da Igreja e nos põe inteiramente a seu serviço. Nascemos na Igreja e para a Igreja. Assim, somos chamados a não deixar o mundo, mas nele permanecer para sermos fermento na massa, para levarmos o Evangelho de Cristo onde o Senhor nos enviar.
Faz parte da nossa missão santificar as realidades deste mundo pela santidade de nossa vida.
Canção Nova pelo mundo
Você sabia que, vivendo essa missão de evangelizar, a Canção Nova possui 28 frentes de missão e está presente em nove países espalhados pelo mundo? Deus mesmo nos encaminha para cada um desses lugares, e é aí que vivemos e realizamos concretamente a missão da Canção Nova.
Neste mês de outubro, mês das missões, a cada semana, você vai conhecer um pouco sobre alguma missão da Canção Nova além-Brasil.
Inauguramos esta série com a missão da Canção Nova em Toulon, na França. Os trabalhos de evangelização no território francês se iniciaram em 09/02/2005, com a chegada de cinco missionários. Este ano, portanto, comemoramos 20 anos da presença da Canção Nova na França. Os missionários começaram a estudar a língua francesa e a ajudar nos trabalhos da paróquia, na época, em La Valette Du Var, Paróquia Saint Jean. Logo, após três meses no país, começaram um grupo de oração, onde eles mesmos pregavam.
“Sentimento de estar nas mãos de Deus vivendo uma aventura missionária”
Ivana Brandão, natural de Jequié (BA), casada, foi uma das missionárias presentes na abertura dessa frente de missão da Canção Nova e partilhou um pouco da experiência desafiadora, mas também rica de abrir uma missão em um país estrangeiro.
“Dépayser. Essa é uma palavra francesa que quer dizer mais ou menos assim: ‘Você não está mais no seu lugar conhecido’. Foram essas as sensações dos primeiros meses e anos na França. Longe do que é conhecido, amigável para se abrir a uma nova cultura e povo. Esse dépayser ressoa um ‘deixa tua terra e tua parentela, e vai!’. Essa ordem de Deus a Abraão, de ir e viver uma aventura, realizar desígnios e alcançar promessas; tudo isso eu vivi nos treze anos em que estive na França. O sentimento de estar nas mãos de Deus vivendo uma aventura missionária é concreto e real.”
Ao longo dos anos, os membros da Comunidade começaram a pregar retiros em língua portuguesa na Europa e a fazer transmissões e coberturas de eventos franceses, além da evangelização feita pela WebTV. A expansão nos trabalhos de evangelização foram atestando que aquela missão era fruto da vontade de Deus.
Hoje, os missionários da Canção Nova estão inseridos e engajados na Paróquia Nossa Senhora da Visitação, na Cidade de La Crau, na Diocese de Fréjus-Toulon. Além disso, realizam a missão de evangelizar pelas mídias sociais e também pregam retiros em diversos países da Europa, como Bélgica, Irlanda, Inglaterra entre outros.

Missionários da frente de missão da Canção Nova em Toulon/França
Tempo novo na missão
Saulo Macena, natural de Fortaleza (CE), é o atual responsável pela missão da Canção Nova na França. Essa não é a primeira vez que ele mora em território francês. De 2012 a 2018, ele também atuou na missão da Canção Nova na França, ainda solteiro. Casou-se na França em 2016. Depois de um tempo no Brasil, Saulo voltou a Toulon com a sua família, em janeiro deste ano, para viver um tempo novo na sua vida e na sua missionariedade.
Ele partilha que o maior desafio é a própria língua, pois além de aprender uma nova língua, é preciso também adaptar a mensagem do Evangelho para o povo francês, não só para a linguagem, mas a cultura francesa, para o perfil do povo.
Padre Jonas afirma que a Canção Nova é uma obra de Deus para os tempos de hoje. Ela tem uma contribuição específica para a Igreja e para o mundo de hoje. Ela é um desígnio de Deus para esses tempos. A missão da França é um sinal concreto disso.
Conheça mais o trabalho de evangelização na Canção Nova na França:
Instagram: @cn_france (português)
@cnmedia_fr (francês)