Na Cidade Eterna, a Canção Nova se faz presente e realiza sua missão. A Frente de Missão da Canção Nova em Roma é a primeira além-Brasil e, há quase 30 anos, comunica ao Brasil e ao mundo o que acontece no Coração da Igreja.
A missão da Canção Nova em Roma conta, hoje, com 10 missionários que trabalham arduamente para anunciar o Evangelho, não só para o povo italiano, mas para todo o mundo. O principal apostolado dessa missão da Canção Nova é a comunicação, é levar, com seriedade, as notícias da Igreja e do Papa para o Brasil e para os países de língua portuguesa.
Além do conteúdo produzido em português, os missionários em Roma também se dedicam à criação de conteúdos no idioma italiano.
Os missionários atuam nas pastorais, nos grupos de oração e na catequese das paróquias.
A Canção Nova em Roma também estabelece contatos diplomáticos com as autoridades brasileiras e italianas. E, na medida do possível, os missionários colaboram também com nossas outras missões na Europa, como na França e em Portugal, com os eventos de evangelização.
Leia mais::
.:Canção Nova pelo mundo – França
.: Canção Nova pelo mundo – Nazaré
.: Nosso Reconhecimento Pontifício: há 17 anos, em profunda comunhão com a Igreja no mundo
O coração da Igreja
O Carisma Canção Nova chegou em Roma, em 1997, primeiramente através do apostolado voltado para peregrinações. No ano 2000, iniciaram-se as atividades de evangelização com a produção de matérias jornalísticas em Língua Portuguesa, além de notícias sobre as principais atividades do Papa: as Audiências Gerais e o Ângelus.
Umas das primeiras missionárias a chegar no território italiano para inaugurar essa frente de missão foi Graça Melro. Missionária da Canção Nova desde 1993, ela conta que o principal desafio, no início, foi a língua, mas não foi uma barreira. Ela conta que ganhou a confiança e o carinho dos italianos e, assim, foi estreitando os laços com eles, principalmente com os que faziam parte da Renovação Carismática de Roma.
“Conheci famílias que conviveram com Padre Pio de Pietrelcina. Elas me levavam para passeios de final de semana e partilhavam da Palavra comigo. Nesse tempo, também tive a graça de participar das missas e procissões com o Santo Papa João Paulo II.”
Graça também conta que fez uma experiência profunda com a Divina Providência neste tempo em Roma. “Eu tinha a incumbência da feira semanal. Quando passava por uma barraca e cumprimentava os feirantes, mesmo não tendo dinheiro, eles iam atrás de mim e me entregavam uma sacola com verduras e frutas.
Todos os sábados, logo cedo, após a Santa Missa, eu passava na floricultura e comprava flores para Nossa Senhora. No dia que não conseguia comprar, por não ter condição financeira, o floricultor me chamava e entregava. Foi uma rica experiência este tempo de graça. ”

Graça Melro com Pe Jonas em Roma – 1997
“Estar perto do Papa é um presente”
A cada ano, a Canção Nova renova seu ardor missionário e seu comprometimento com a evangelização. 25 anos depois dos primeiros missionários chegarem à Roma, novos missionários fazem sua experiência de missão na Cidade Eterna.
Daniele dos Santos é missionária da Comunidade Canção Nova desde 2014, e chegou à frente de missão de Roma há cinco meses.
“A experiência de estar aqui, no coração da Igreja, é única. Estar mais perto do Vaticano e do Papa é um presente e, para nós da Comunidade Canção Nova, também uma missão importante.
A adaptação por aqui não é um processo rápido nem fácil, mas tenho vivido esse tempo com a ajuda dos irmãos e com a graça de Deus. Tem sido uma experiência forte de abandono e de aprender a deixar Deus ser Deus na minha vida.
Acredito que o maior desafio, pelo menos pra mim, tem sido o idioma, pois trabalho diretamente, em algumas ocasiões, com pessoas do Vaticano e também com outros profissionais da comunicação; e não dominar o italiano acaba dificultando um pouco.
Quanto à adaptação à cultura, ao clima, à comida e a tantas outras coisas, é uma verdadeira aventura, uma descoberta a cada dia. Aos poucos, vou conhecendo como as pessoas aqui vivem e experimentam a fé, e também os costumes próprios do país.
Atualmente, minha ação missionária acontece no campo do jornalismo, atuando como cinegrafista e editora. Somos credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé e, assim, temos a graça de acompanhar, de perto, momentos significativos da vida da Igreja, que contam com a participação do Santo Padre e em diversas atividades do Vaticano .”

Daniele Santos atua na missão de Roma há 5 meses
Canção Nova pelo mundo
Além da missão em Roma, a Canção Nova também está presente em outros oito países espalhados pelo mundo, vivendo, assim, a missão que o Senhor nos confiou: evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe.
Por meio dessa evangelização, a Canção Nova prepara e apressa a vinda gloriosa do Senhor.
A internacionalização do Carisma Canção Nova foi um grande impulso para dar início ao processo de reconhecimento junto à Santa Sé. Assim, a Canção Nova está a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo inteiro.
Conheça mais sobre a missão da Canção Nova:
Instagram: @cancaonova
Frente de missão de Roma: @cnroma ( português)
@cantonuovo.it (italiano)