A Canção Nova faz parte da Família Salesiana. Talvez você já tenha ouvido falar isso. Mas, na prática, o que isto significa? O que a Canção Nova tem a ver com Dom Bosco ou São Francisco de Sales? Simplesmente, (quase) tudo!
A Canção Nova tem o seu jeito próprio e único de realizar a missão para a qual o Senhor a confiou, mas bebeu muito da espiritualidade de Dom Bosco e de sua maneira prática de evangelizar. Isso porque o fundador da Canção Nova, Padre Jonas Abib, era um padre da ordem dos Salesianos (congregação religiosa fundada por São João Bosco).

Dom Bosco e seu cuidado com o pequeno Jonas
Dom Bosco se fez presente desde o nascimento do Padre Jonas. Dona Josefa, mãe do Padre, estava tendo muitas complicações no parto e, do local onde ela estava para dar à luz, ouviu alguém do lado de fora falar de um novo santo que gostava muito dos jovens. Era Dom Bosco. Ao ouvir isso, ela logo fez uma oração, pedindo a intercessão de Dom Bosco para que a ajudasse no parto. E mais, se o menino nascesse com saúde, ela o consagraria a ele.
O parto aconteceu e o menino nasceu. Padre Jonas foi consagrado a Dom Bosco desde seu nascimento. Durante sua infância e adolescência, ele percebeu os efeitos desta consagração. Dom Bosco o conduziu e o encaminhou.
Uma decisão difícil
O menino Jonas entrou no seminário em setembro de 1949, aos 12 anos, na cidade de Lavrinhas (SP). O seminário? Salesiano.
Por 4 anos, aquela foi a sua casa. Ele foi ordenado sacerdote salesiano em 1964, aos 27 anos, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo (SP). Padre Jonas herdou de seu pai Dom Bosco o ardor missionário e o desejo de evangelizar os jovens.
Foi vivendo seu trabalho de evangelização com os jovens que Padre Jonas se sentiu impelido a lançar um desafio: “Quem quer dar um ano da sua vida para Deus, para viver em comunidade e fazer o que eu faço com vocês?” Assim nasceu a Comunidade Canção Nova.
No começo da Comunidade, continuou morando no Colégio Salesiano São Joaquim em Lorena (SP). Porém, diante deste novo rumo de Deus na sua vida e vocação, Padre Jonas precisou tomar uma decisão difícil e exigente: desligou-se da Congregação Salesiana para fundar a Canção Nova. No seu coração, o mesmo amor por Dom Bosco e pela obra salesiana.
Da formação dos salesianos à formação Canção Nova
Mesmo não sendo mais membro dos Salesianos, Padre Jonas nunca se desligou completamente dessa obra. Estava na essência da sua vocação e do seu ministério. Em 2001, a Canção Nova assumiu o antigo seminário salesiano de Lavrinhas, o mesmo que Padre Jonas ingressou aos 12 anos.
Neste ano de 2026, celebramos com alegria os 25 anos da Canção Nova neste lugar tão caro ao coração do Padre Jonas. Lá é feita a formação dos pré-discípulos, o período inicial de formação para os missionários.
A Salesianidade da Canção Nova
Em 21 de janeiro de 2009, a Canção Nova foi oficialmente reconhecida como Família Salesiana. A Família Salesiana é um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que procuram seguir a espiritualidade e a missão proposta por São João Bosco. Ela compreende, hoje, 32 grupos oficialmente reconhecidos. O carisma Canção Nova é concretamente um desdobramento do carisma de São João Bosco.
A Canção Nova pertencer à Família Salesiana vai muito além de uma devoção particular do Padre Jonas ou um apreço pessoal por Dom Bosco. Sendo Canção Nova, somos também da família de Dom Bosco. As características que o Carisma Canção Nova possui estão em profunda comunhão com o carisma salesiano.
O ser carismático é um ponto muito marcante em Dom Bosco e que o Padre Jonas herdou e que, consequentemente, está na alma da Canção Nova. Dom Bosco tinha um grande amor pelos jovens. Padre Jonas foi contagiado por este amor, pois desde seu encontro pessoal com Jesus, começou a trabalhar com os jovens. Dom Bosco sempre reconheceu que Maria o encaminhou para o caminho certo. A Canção Nova é a casa de Maria.
Leia mais::
.: Canção Nova: 17 anos como membro da Família Salesiana
.: Somos Comunidade: juntos na missão de evangelizar