Nascemos com uma vocação, um chamado do próprio Deus para realizarmos uma missão. São inúmeras as vocações: celibato, matrimônio, sacerdócio, vida religiosa e assim por diante. Há aqueles que são vocacionados para a Comunidade Canção Nova. Para esses há um processo a ser vivenciado, que chamamos de caminho vocacional.
O que é um caminho vocacional?
O Caminho Vocacional promovido pela Canção Nova é um tempo de discernimento e encontro com a vontade de Deus. Os candidatos são convidados a discernir se são chamados ou não a uma vida de entrega total dentro deste Carisma. O caminho vocacional tem início com um encontro chamado Redão. Quem pode participar do caminho de discernimento vocacional com a Comunidade Canção Nova? A idade mínima é 16 anos; a máxima, 58 anos. Os interessados podem participar do caminho vocacional para o modo de compromisso do núcleo ou segundo elo. Para isso, basta acessar o link do CADASTRO e iniciar o primeiro contato com o vocacional Canção Nova.
Redão Canção Nova
Chamamos de Redão o nosso primeiro encontro que reúne todos os interessados em iniciar o caminho de discernimento vocacional com a Comunidade Canção Nova. Ele acontece sempre no início do ano, tanto na nossa sede, em Cachoeira Paulista (SP), como em nossas Frentes de Missão. Para além do cadastro e do coração aberto à vontade de Deus, também é necessário conversar com o responsável do vocacional Canção Nova para alinhar os detalhes do primeiro encontro. O vocacional Canção Nova está organizado em nossas Frentes de Missão, seja no Brasil ou no exterior.Por isso, convido você a escolher uma das casas de evangelização da comunidade mais próxima a você e conversar com um dos missionários Canção Nova. No vídeo abaixo, o Vocacional Canção Nova expõe, com riqueza de detalhes, o vocacional da Comunidade Canção Nova.
O que é o Projeto Construindo?
O Projeto Construindo tem a finalidade de aproximar, acompanhar e preparar cada pessoa interessada em trilhar o Caminho Vocacional com a Comunidade Canção Nova após o Redão, mas que não tem a idade mínima de 18 anos. Como fazer parte desse Projeto Construindo? Para conhecer mais o Carisma Canção Nova, entre neste link: vocacional Canção Nova.
O Carisma Canção Nova me atraiu
O Carisma Canção Nova me atraiu na adolescência, logo depois da experiência do encontro pessoal com Jesus promovido pelos eventos da Renovação Carismática Católica da minha paróquia, Nossa Senhora da Conceição, em Pernambuco. Relembrando esse marco, sou tomada por uma avalanche de alegria ao fazer memórias dessa fase da minha juventude. Tocada pelo amor de Cristo, percebi que havia um lugar de atuação na Igreja Católica reservado para mim: o encontro de catequese destinado às crianças; além da participação assídua no Grupo de Oração e mais o cultivo da espiritualidade diária por meio da leitura e meditação da Bíblia. Embora estivesse envolvida nas atividades pastorais do meu nordeste, havia uma inquietação interior.
Meus olhos verdes interagiam com o ambiente em torno, porém não conseguia detectar, tão pouco interpretar os movimentos do meu coração jovial nessa ocasião. Desde que me comprometi com os serviços pastorais, tinha uma certeza: entregar-me sem reservas ao relacionamento de intimidade e mais profundo com Jesus.
Qual a minha verdadeira vocação?
No jardim da minha juventude, muitas flores desabrocharam, como, por exemplo, as oportunidades de estudos, amizades, realizações de sonhos como viagens e namoro. Acompanhados aos sentimentos de organizações e realizações pessoais, havia um barulho interior, o qual sobressaia à medida que traçava os planos na minha juventude.
Qual a minha verdadeira vocação? Essa dúvida confrontou os meus planos. Segui a vida como qualquer outra jovem; concluí o Ensino Médio, ingressei no curso de enfermagem, trabalhei e namorei. No entanto, faltava-me algo para me sentir plena. A partir dessas inquietações interiores e da aproximação com Deus, decidi dar um passo a mais, apesar da neblina de incertezas. Novos objetivos pessoais foram estabelecidos, e um deles foi terminar o namoro para investir na cura interior orientada pela Renovação Carismática Católica.
Canção Nova em Gravatá
Imersa nesse novo universo, tive a oportunidade de, junto ao grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, conhecer a Canção Nova em Gravatá, Pernambuco, no dia primeiro de maio de 1996, mês em que a Comunidade comemora o aniversário de inauguração da frente. Nesse aniversário, conheci o padre Jonas Abib, pregador do evento. As colocações do padre imprimiam ordem aos questionamentos do meu coração, além de verbalizar o que estava oculto em mim. Nessa oportunidade observava e apreciava os jovens Canção Nova servindo nas diversas frentes de trabalhos.
Fui atraída pelo Carisma Canção Nova
Identifiquei com clareza qual era a minha vocação a partir desse aniversário da Canção Nova em Gravatá. Fui atraída pelo carisma ouvindo as pregações do padre Jonas Abib e, de maneira especial, acompanhando com os olhos atentos os testemunhos dos jovens Canção Nova. Saí desse evento decidida a contatar o vocacional Canção Nova para fazer meu primeiro encontro.
Se o seu coração bateu mais forte ao ler esse texto, deixo uma pergunta: e se você for Canção Nova? Saiba que podemos caminhar com você nesse processo de aproximação do carisma. Quem sabe você é uma das pessoas escolhidas para ser membro dessa ‘Companhia de Pesca’, construída pelo padre Jonas Abib. Dessa forma, gostaria que soubesse que estamos à sua disposição como sucessores do padre para auxiliá-lo neste caminho de discernimento vocacional e de descoberta da vontade Deus em sua vida. Clique aqui e cadastre-se no Vocacional Canção Nova.