Ser diácono é um serviço: Bodas de Prata ministerial do Diácono Nelsinho

Ser Diácono não é um título. É um serviço.” Hoje, dia 08 de dezembro, Diácono Nelsinho Corrêa comemora suas bodas de prata ministerial: 25 anos de sua ordenação diaconal, vividos no seio da Comunidade Canção Nova, para a Igreja. 

Diácono Nelsinho está no centro da foto com sua túnica no dia da sua ordenação diaconal

Ordenação Diaconal – Diácono Nelsinho Corrêa

Nelson Corrêa tem 65 anos e é natural de Piquete (SP), cidade com aproximadamente 13 mil habitantes, a 23 km de Cachoeira Paulista (SP), sede da Comunidade Canção Nova. Ele entrou para a Comunidade Canção Nova em 1984, com 24 anos de idade, mas não foi seu primeiro contato com o Padre Jonas e com o carisma Canção Nova.

Diácono Nelsinho, como é carinhosamente chamado pela Comunidade e também pelo povo de Deus, é um dos mais antigos membros da Canção Nova, mas, mesmo antes de ingressar na Comunidade, desde 1975, já seguia o Padre Jonas e o ajudava nos encontros que realizava. Foi um dos precursores da música católica no Vale do Paraíba. Ele é músico e compositor. Entre suas composições, estão ‘Sacramento da Comunhão’, ‘Anuncia-me’ e “Não dá mais pra voltar”.

Seu ministério é marcado pelo seu trabalho de assistência aos pobres em todo o Vale do Paraíba. “Meus pobres são a minha alegria. Tanto é que, na missa, dia 8 de dezembro (na comemoração dos 25 anos de ministério diaconal), eu pedi que as pessoas viessem e trouxessem uma cesta básica, roupas ou alimento não perecível, para dar aos meus pobres.”

Chamado e vocação

Aos 15 anos, conheceu o Padre Jonas em um retiro chamado Maranathá na Fazenda Morada do Sol em Areias (SP). Foi com o Padre Jonas que aprendeu a tocar, conduzir e animar os grupos de jovens. Era nítido seu dom natural para a comunicação e, no seu coração, transbordava um grande desejo de levar a Palavra de Deus às pessoas.

Mesmo tendo um desejo, desde criança, de ser padre, Diácono Nelsinho entendeu que não era esse o desejo de Deus para ele. Casou-se, em 1990, com a Márcia e teve 3 filhos: Lucas, Gabriel e Miriam. Descobriu, entre o matrimônio e a paternidade, sua vocação ao diaconato.

Ele foi o primeiro missionário da Canção Nova ordenado diácono permanente.

“Você nunca pensou em ser diácono?”

Diácono Nelsinho já era missionário da Comunidade Canção Nova quando foi remanejado para a missão de Londrina, no Paraná. Lá, ele começou seu caminho rumo ao diaconato.

“Quando fui para Londrina (PR), o arcebispo de lá [na época], dom Albano Bortoletto Cavallin, disse para mim: ‘Você nunca pensou em ser diácono?’ A partir daí, entrei na escola diaconal e iria começar a fazer Teologia. Mas logo fui remanejado para Palmas, e achei que isso tinha acabado. Mas quando cheguei lá, descobri que também tinha escola diaconal. Foi algo que Deus encaminhou.”

Feito este caminho, chegou o dia da sua ordenação. Neste mesmo dia, 8 de dezembro de 2000, Padre Jonas completava 36 anos de padre. Ele foi para Palmas, para a ordenação do novo diácono.

“Ele fazia o gesto com o braço, como quem segurasse um bebê. Com isso, ele dizia: ‘te conheci um menino. E você, agora diácono, né?’ E o Padre me pedia a bênção diaconal. Ele disse para mim que, mesmo sendo diácono, eu continuasse a ser o mesmo, principalmente no meu trabalho com os pobres. E já se passaram 25 anos!”

Na imagem está Padre Jonas Abib colocando a túnica no então recém ordenado Diacono Nelsinho.

Padre Jonas e Diácono Nelsinho na Ordenação Diaconal – 08/12/2000

Por que diácono?

“O diácono é um servo da Palavra de Deus. Ele está a serviço da Igreja. Observe que o diácono usa uma estola diferente da dos padres, pois a dele é de lado, simbolizando a toalha que Cristo enrolou na cintura para servir, para lavar os pés dos discípulos. Ele tem uma função muito específica, pois é ele quem proclama a Palavra na Santa Missa, é ele quem ergue o cálice com o sangue do Senhor. Ele também faz batizados, casamentos, dá a bênção às pessoas e aos objetos. A função dele é o serviço que está ligado ao bispo ou ao presidente da Celebração Eucarística. O diaconato é um dos graus do sacramento da ordem. No meu caso, sou diácono permanente.”

(…) “Achei lindo que, no dia da minha ordenação, foi dito que o diácono tem um múnus da caridade. Quando eu faço caridade, não sou eu, é a Igreja fazendo. Eu faço em nome da Igreja, diferente de um leigo.”

Leia mais:
.: A música na essência da Canção Nova
.: Canção Nova e Nossa Senhora das Graças

Comemoração

Para comemorar as bodas de pratas do ministério fecundo do Diácono Nelsinho, hoje, às 15h30, será celebrada a Santa Missa pelos 25 anos de ordenação diaconal deste servo de Deus e da Igreja. A celebração da Santa Missa será no Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *