Há 25 anos formando homens novos para o Mundo Novo no Instituto Canção Nova

Com a missão de formar homens novos para o Mundo Novo, o Instituto Canção Nova primeiro surgiu no coração do Padre Jonas Abib, com a intenção de oferecer educação de qualidade e formação ética e cristã, baseada no carisma da Comunidade Canção Nova.

O Instituto foi criado no dia 6 de fevereiro de 2001 e, desde o início, apresentou-se como uma instituição educativa confessional e filantrópica, mantida pela Fundação João Paulo II.  

Padre Jonas Abib sentado ao centro com crianças e jovens do Instituto Canção Nova durante comemoração dos 10 anos da escola.

Pe. Jonas Abib com os alunos em 2011 / Foto: Arquivo CN

Padre Jonas Abib: educador e fundador com inspiração salesiana

Padre Jonas era um educador nato. Foi professor de Psicologia da Aprendizagem e trazia em si as marcas do Sistema Preventivo de Dom Bosco, que, através da razão, religião e amorevollezza, busca extrair de dentro da criança, do adolescente e do jovem o homem novo sonhado por Deus.

25 anos do Instituto Canção Nova: fidelidade a um chamado

Ao celebrar os 25 anos de história do Instituto Canção Nova (ICN), somos convidados a revisitar o sonho que deu origem a essa obra e a reconhecer, com gratidão, tudo aquilo que hoje já contemplamos como fruto da fidelidade a esse chamado. Padre Jonas Abib, ao fundar a Canção Nova, sempre acreditou que a evangelização não poderia estar dissociada da formação humana.

Seu sonho para o ICN era claro: que a experiência do amor de Deus alcançasse o ser humano por inteiro, especialmente os mais vulneráveis, transformando realidades concretas por meio da fé vivida em obras.

O papel do educador no Instituto Canção Nova

Ana Luiza Sinieghi missionária da comunidade Canção Nova e diretora adjunta do Instituto Canção Nova.

Ana Luiza Sinieghi / Foto: Arquivo Pessoal

Ana Luíza Sinieghi é diretora adjunta no ICN e acredita no papel do educador como mediador na vida do aluno, que não oferece apenas conhecimentos e conteúdo, mas, principalmente, suas convicções, seu compromisso com a vida, seus valores. Um educador que integra os pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco e as linguagens que nos ensinou Papa Francisco (cabeça, coração e mãos). Educar na Canção Nova, como Padre Jonas mesmo disse, é acreditar na criança e no seu potencial. 

“Trabalho na área da educação há 20 anos. Decidi fazer a Pedagogia depois de um momento forte de oração na capela N. S. Menina em Aracaju/SE. Ali, pedi a Deus um discernimento sobre qual seria a profissão da minha vida que mais O agradaria. Praticamente, nasci nos pátios salesianos, fui formada desde pequena no carisma de Dom Bosco.

Digo que esta foi a fôrma que Deus usou em mim para me modelar. Minha história com a educação começou quando entrei na catequese dos salesianos, com a apenas 2 anos de idade. Ali, fui sendo formada no teatro sobre a vida dos santos, as dramatizações sobre as parábolas do Evangelho, as músicas no coral de Auxiliadora, os passeios ao ar livre, as meditações, missas e adorações.

O bonito não é realizar nossos sonhos, mas o sonho de Deus. Eu escolhi a educação, mas Deus também a escolheu para mim. Eu sou feliz por isso!

A educação como expressão do carisma Canção Nova

“Sou missionária da Canção Nova desde 2006 e trabalho no Instituto Canção Nova há 20 anos. Padre Jonas escreveu, falou, pregou e deixou muito claro seu sonho de ter uma expressão do Carisma Canção Nova na educação. Essa expressão é carregada de sentido e princípios que ele mesmo destacou: o olhar positivo do educador faz a diferença na vida do educando. O hábito do educador precisa ser o sorriso para acolher e acompanhar a criança. O sistema preventivo de Dom Bosco é o caminho e o jeito de educar na Canção Nova, o espírito de família é uma condição sine qua non para o sistema preventivo acontecer, uma escola que promove um ensino de qualidade e uma espiritualidade de qualidade, uma escola confessional, católica e carismática dentre muitos outros.

É graça, tarefa, compromisso e responsabilidade, escutar e colocar em prática os desígnios de Deus nesta expressão do carisma Canção Nova. Este desígnio foi dado primeiramente ao Padre Jonas como instituidor e fundador. Cabe a nós, a fidelidade e a justiça de estruturar na vida escolar este sonho genuíno dele: ‘Eu quero que vocês façam, hoje, o que  Dom Bosco fez com os jovens em seu tempo‘.”

O Instituto Canção Nova como espaço de evangelização e transformação social

Tatiana Ferreira missionária da comunidade Canção Nova e diretora do Instituto Canção Nova.

Tatiana Ferreira / Foto: Arquivo Pessoal

Tatiana Ferreira é missionária da Comunidade Canção Nova há 28 anos. É formada em Matemática e, há 27 anos, trabalha com a evangelização infantojuvenil. Dedicou sua formação acadêmica também a essa missão. Esteve, em 2000, quando foi lançada a primeira semente que fez nascer o ‘Oratório Dom Bosco’. Ajudava na coordenação, teatros e atendimentos das crianças. Estava presente quando começaram os trabalhos do Instituto, sendo a primeira professora de matemática dessa escola. É hoje a Diretora do ICN e narra um pouco sobre a trajetória da escola ao longo desses 25 anos.

“Hoje, ao olharmos para a trajetória do Instituto, vemos esse sonho concretizado. Seja nas ações sociais, projetos educativos, iniciativas de assistência, formação cristã e cidadã. O ICN tornou-se um espaço onde a caridade não é apenas um gesto pontual, mas um compromisso contínuo, organizado e profundamente enraizado no Carisma Canção Nova, que é anunciar Jesus Cristo e formar homens novos para o Mundo Novo. Assim, o Instituto não caminha à margem da missão evangelizadora, mas é expressão viva dela.

A missão dos educadores e missionários no ICN

Nesse percurso, destaco a importância do trabalho dos missionários que assumem verdadeiramente o ICN como seu território de missão. São missionários que atuam como professores em sala de aula, confeccionando material didático, atuando no financeiro, na secretaria, assistência social, atendimentos psicopedagógicos, atendimento espiritual, na pastoral. Em cada projeto, cada atendimento, cada presença junto aos alunos e famílias, sobretudo as mais carentes, é também um anúncio do Evangelho, feito com atitude, escuta, acolhimento e serviço. Os missionários do ICN testemunham que Jesus Cristo é base da educação.

Alunos do Instituto Canção Nova em momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento na escola.

Momento de Adoração / Foto: Arquivo ICN

Contemplamos, hoje, crianças que estudaram no ICN e se tornaram bons profissionais, homens e mulheres de bem. Adultos que reconhecem o valor da formação recebida na infância através do Instituto Canção Nova.

O sonho de Padre Jonas segue vivo no Instituto Canção Nova

Os testemunhos ao longo desses 25 anos confirmam a fecundidade dessa obra. Vidas restauradas, famílias fortalecidas, crianças e jovens que encontraram novas oportunidades, voluntários e missionários que descobriram sua vocação no serviço.

São histórias que revelam que o sonho de Padre Jonas continua vivo, atual e necessário. Celebrar essa data é, portanto, renovar o compromisso de seguir sonhando, servindo e evangelizando. Para que o Instituto Canção Nova continue cumprindo sua missão de formar homens novos para o Mundo Novo.”

 

Leia também:
.: A Canção Nova e Dom Bosco: somos Família Salesiana

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *