Eu me recordo perfeitamente, como se fosse hoje, a primeira vez que pude visitar a sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Viajei por longas horas, cheguei no meio da madrugada, cansada da viagem porém desde o primeiro momento, realizada por estar pisando no solo sagrado, do qual carinhosamente muitos chamam de pedacinho do céu: Canção Nova.
Na ocasião era acampamento para músicos, então muitas vozes, com diferentes timbres e entonações, se espalharam por aquele lugar. Embora fosse a primeira vez na Canção Nova, a minha memória era acessada com a lembrança de uma voz em especial, um pouco rouca, porém firme e eloquente, que deu vida a muitos momentos, marcados por canções, pregações e profecias: a voz do Padre Jonas.
Dessa forma eu pude tocar no grande desejo que era conhecê-lo, e durante todo aquele final de semana eu rezei várias vezes com essa vontade em meu coração, que eu pudesse em algum momento ser surpreendida pela providência divina, com a presença do Padre Jonas.
Eu não me encontrei com o Padre pessoalmente. Já havia, nessa época, várias questões de saúde que o limitavam e, por esse motivo, ele já não participava como antes dos acampamentos. Não houve, presencialmente, em nenhuma ocasião esse encontro, mas a força daquela voz que surgiu de forma salientada no meu coração, não cessou ao final do acampamento. Muito pelo contrário, me conduziu à descoberta de um carisma que estava oculto em meu coração, e assim eu vivi e vivo experiências fortes com o Padre Jonas.

Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova
Os primeiros passos no carisma Canção NovaApós percorrer muitos caminhos na vida com Deus, e trazer ainda uma forte inquietação, no ano de 2021 iniciei meu caminho vocacional para a Canção Nova. Esses passos foram conduzidos pela graça de Deus, pela força do carisma e também pelos fatos riquíssimos, da vida desse homem de Deus, que me levaram a profundas experiências e, dessa forma, eu fui conhecendo, tocando e amando sua história.
Marcada desde sempre pela ação de Deus, cada fato ao qual eu ia descobrindo tinha o poder de fazer meu coração se admirar ainda mais. O carisma Canção Nova é também chamado a evangelizar através dos meios de comunicação, por meio deles a voz do Padre Jonas chegou e ainda chega a muitos lugares e poder ouvi-lo é uma grande riqueza, pregações que falam ao coração, por meio de palavras fecundas e impactantes.
Desde o caminho vocacional, nós da Canção Nova somos convidados a pararmos mensalmente e, por meio de um retiro, olharmos para dentro de nós, rezarmos e ouvirmos a Deus de forma mais pessoal, dentro do nosso projeto formativo. Dessa forma, somos também guiados pelo nosso carisma, a cada tempo por uma temática diferente. Em muitos desses momentos, chegavam trechos de pregações do padre para que pudéssemos ouvir.
Ali eu já sentia de uma forma muito pessoal o padre me apresentando o carisma, e então já não era mais apenas a experiência com um homem de Deus, da palavra e cheio do Espírito Santo, mas através dele uma experiência de pertença, o amor e o ressoar da sua voz em meu coração, onde ia crescendo em mim o desejo de chamá-lo, pai fundador.
Nessa época, havia também muitas propostas de leitura dos livros do Padre, e cada vez mais sentia os laços se estreitaram, meu anseio por me aproximar era tão grande, que já não ficava só com o que era proposto, buscava mais. Foi quando também vi nascer a confiança, de quem por caminhar perto, ainda que não fosse fisicamente, podia dar passos firmes e seguros, pois a fonte da qual ele buscava sempre foi o Espírito e a Santa Igreja.
O último “Adeus”
Fisicamente essa voz silenciou, quando no dia 12 de dezembro de 2022 o Padre Jonas faleceu. Eu estava às portas de ingressar no núcleo da Comunidade. Foi impossível conter as lágrimas que corriam de forma intensa e fácil sobre o meu rosto.
A Providência me trouxe à última missa de corpo presente que foi celebrada pela alma do padre e ao momento do seu sepultamento. Estava diante do corpo de um homem do qual, embora eu nunca tivesse visto, meu coração conhecia e amava. Havia sim, a tristeza de não poder abraçá-lo, mas também brotavam inúmeras palavras de agradecimento, pela fecundidade do seu sim, que concretamente tinha me alcançado.
Cheguei na Comunidade dia 18 de janeiro de 2023. A minha turma foi a primeira a ingressar na Comunidade sem o Padre Jonas, então naquele ano vivemos intensamente a tristeza pela ausência do padre, mas também a responsabilidade de cuidar do legado que o Padre nos deixou, o carisma Canção Nova.
Atualmente, ao ingressar na Comunidade, a primeira etapa formativa acontece em um antigo colégio salesiano em Lavrinhas. Esse lugar é caro ao coração de todo Canção Nova, porque além de ser uma casa da Comunidade, é uma casa salesiana, onde o Padre Jonas iniciou suas atividades no seminário e viveu muitas coisas. Lavrinhas é também um lugar de experiência com a vida e história do Padre, que aprendeu com Dom Bosco um precioso caminho de santidade e nos ensinou. A força do “dai-me almas e ficai com resto…” faz de nós família salesiana.
Padre Jonas: presença na ausência
Uma coisa assim posso dizer: a presença do Padre Jonas é viva em meu coração, interiormente uma voz que não se cala, ensinamentos que não se perdem e um amor concreto, que me faz amar mais a Jesus e buscar as coisas do alto. Desejo, seguindo os passos do Padre Jonas, continuar contribuindo na formação de homens novos para o mundo novo.

Campanha “Ou santos ou nada”
Um dos grandes legados que recebemos do Padre Jonas foi “Ou santos ou nada!” Como foi dito, dezembro marcou profundamente a história do Padre Jonas. Além de ser o tempo do Advento — e a Canção Nova nasceu para preparar um povo bem disposto para a segunda vinda de Jesus — é também o mês em que celebramos seu sacerdócio, sua Páscoa e seu aniversário natalício.
Com tudo isso vamos, testemunhar para o mundo, neste mês, que herdamos esse desejo de Céu que o Padre Jonas nos deixou! Foi lançada a campanha ” Ou santos ou nada” nas redes sociais da Canção Nova e você é convidado a participar. Poste sua experiência em vídeo ou foto e marque @cancaonova. Use as hashtags: #cancaonova #ousantosounada #quesantidadedevida #eusoucancanova #somostodoscancaonova #santidade
Texto: Ana Luiza Sales, missionária da Comunidade Canção Nova
Leia mais:
.: Como a Canção Nova se prepara para o Hosana Brasil?
.: O hábito da Canção Nova é o sorriso?