Festa de Cristo Rei e o chamado que mudou vidas

A Festa de Cristo Rei na Igreja Católica marca o último domingo do Ano Litúrgico, chamado de Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Essa celebração está intimamente ligada ao nascimento da Comunidade Canção Nova. Vamos entender melhor essa história?

Festa de Cristo Rei e o chamado Canção Nova

No fim de semana de 20 de novembro de 1977, uma experiência marcante transformou a história do fundador Padre Jonas Abib. História que deu início a uma nova evangelização na Igreja Católica. Na cidade de Queluz (SP), acontecia um encontro de jovens da diocese de Lorena (SP) conduzido por Padre Jonas.

Esse encontro representava a conclusão de um ano formativo chamado Catecumenato. Inspirado por um método de leitura bíblica criado por Padre Jonas, os jovens experimentaram um impacto profundo, visível especialmente aos que conviviam mais próximos dele. A Palavra de Deus deixava de ser apenas um livro para tornar-se um encontro pessoal com Cristo, refletindo as palavras do Papa Bento XVI na Encíclica Deus Caritas Est: “…o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”.

Uma experiência profunda marcada também pelo derramamento do Espírito Santo. Tocado pela graça de Deus, o padre sentia-se impelido a algo totalmente novo: lançar um apelo aos jovens para deixar tudo e dedicar um ano de suas vidas a Deus. Essa inspiração foi surgindo no caminho para o encontro. Padre Jonas seguia de trem de Lorena para Queluz (SP), num percurso que durava cerca de uma hora. Ele estava em oração como era seu costume, porém, nesse dia, o Espírito Santo o movia a um chamado especial. O convite era dar um ano de sua vida a Deus para dar continuidade àquele trabalho de evangelização com outros jovens.

E assim aconteceu, como relatou o próprio Monsenhor Jonas Abib em certa ocasião: “Fiz a primeira palestra, já prevista. Como era o fim de semana de Cristo Rei, falei sobre a majestade, a soberania, o senhorio de Jesus. A palestra, sem que eu imaginasse, preparou o ambiente para que eu fizesse a proposta aos jovens. Para meu espanto, uma turma enorme se levantou. Refiz a pergunta e o mesmo número aceitou. Então eu disse a eles que tinham até janeiro para me dar uma resposta por escrito, com a permissão de seus pais”.

Canção Nova, a Casa de Maria

Assim nascia a Comunidade Canção Nova. Atualmente, cerca de 1600 missionários de diversas partes do mundo levam adiante o legado deixado por seu fundador falecido em 12 de dezembro de 2022. O local na cidade de Queluz é chamado de “Casa de Maria”, ventre gerador do Carisma Canção Nova.

Ali, onde aconteceu o primeiro chamado, permanece um oásis para retiros, formações e onde são cultivadas as novas vocações. O Discipulado, um ano intenso de averiguação vocacional, é realizado nesse espaço considerado um verdadeiro “Santuário do Carisma”. Lá também conserva-se o quarto do fundador e os ambientes onde foram escritos os primeiros documentos da Comunidade.

Quarto do Padre Jonas Abib na Casa de Maria em Queluz/SP

Que a força desse chamado, que nasceu no coração de Cristo Rei, continue a inspirar corações generosos a responder, com coragem e fé, levando a Boa Nova a todos os cantos do mundo. Que a Canção Nova siga sendo um farol que anuncia o Senhorio de Jesus, o Rei soberano que rege nossa vida com amor eterno.

 

Leia mais:

.: Liturgia : Solenidade de Cristo Rei do Universo
.: Formação: Por que celebramos, na Igreja, a Festa de Cristo Rei?
.: Na Festa de Cristo Rei, Canção Nova relembra início da Comunidade
.: Vocação: Quem está disposto?

 

Rodrigo Luiz
Comunidade Canção Nova

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *