Canção Nova na Terra Santa: onde a fé nasceu, um sonho se torna missão
Desde os inícios da Comunidade, padre Jonas tinha o sonho de poder dispor o Carisma Canção Nova a serviço da Igreja no mundo todo, em especial na Terra Santa. Com a graça de Deus, em 19 de março de 2005, os primeiros missionários da Canção Nova chegaram a Israel. Inicialmente, os missionários se alocaram em Belém, e somente em 2014 a casa de Nazaré da Canção Nova foi aberta.
Catarina Xavier é mineira de Governador Valadares, tem 27 anos e é missionária da Comunidade Canção Nova há sete anos, sendo três deles atuando na frente de missão de Nazaré. Ela partilha como é a dinâmica e o dia a dia da missão.
Hoje, os missionários da Comunidade Canção Nova que atuam na missão de Nazaré, na Terra Santa, exercem variados trabalhos de evangelização pelos meios de comunicação junto à Custódia Franciscana, como as transmissões semanais de rosários, adorações e missas na Basílica da Anunciação. Todo esse conteúdo é enviado para o mundo todo.
Catarina relata que o maior desafio é o idioma, e que, em alguns momentos, é impossível se comunicar pela fala, precisando, assim, expressar-se pelos gestos e mímicas. É também preciso abertura para se adaptar à cultura, visto que é bem diferente da brasileira.
Como a Canção Nova chegou à Terra Santa
Raphael Leal, missionário da Canção Nova há 27 anos, foi o primeiro responsável pela missão na Terra Santa e partilha que a maior dificuldade foi a adaptação cultural, dos costumes e do idioma.
“Estar em um lugar onde não se tem o mínimo conhecimento das línguas que se falam – o árabe e o hebraico – foi a maior dificuldade.”
Em contrapartida, ele partilha que a maior graça foi tocar no Evangelho com a própria vida, meditando os lugares onde Jesus passou.
Além disso, a criação do Christian Media Center, em parceria com os franciscanos, também foi a conquista de uma grande graça. O Custódio da Terra Santa, Pierbattista Pizzaballa, sobre o CMC diz:
“Uma das perguntas que eu me fazia era: ‘como comunicar a Terra Santa?’… Os cristãos do mundo sabiam pouco desse lugar, e aquele pouco eram somente os problemas. Precisávamos comunicar uma mensagem positiva. Para mim, era claro que a forma de comunicação mais importante, além da revista, naturalmente, era a televisão. Eu tinha essa ideia, mas não sabia como realizar. Então surgiu uma luz! Veio o fundador da Canção Nova, nascido no Brasil, mas de origem oriental, Padre Jonas. Lancei então a proposta: ‘Por que vocês não vêm fazer alguma coisa aqui conosco?’… E esse projeto só foi possível graças à Canção Nova! Sem ela, não seria possível ter o CMC”.
Raphael partilha que, quando chegaram à Terra Santa, já havia uma emissora trabalhando em parceria com os franciscanos. O trabalho dos missionários começou de maneira muito humilde. Faziam gravação de áudio em MP3 com um pendrive.
O Custódio via a presença dos missionários da Canção Nova em todas as celebrações, e isso gerou credibilidade. Ele ressalta como foi importante a postura, o testemunho e o profissionalismo dos irmãos que atuaram naquela missão. Assim, o estreitamento dessa relação com o Custódio fez surgir o Christian Media Center, com o todo o potencial que é hoje.

Alguns dos primeiros missionários da Canção Nova em missão na Terra Santa
Por isso, neste ano de 2025, a Canção Nova comemora 20 anos na Terra Santa. Nesses anos, muitos foram os desafios, mais ainda foram as graças alcançadas pela Providência de Deus.