A admissão à Família Salesiana tem um grande significado para a Canção Nova: Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade, com apenas 12 anos sentiu seu chamado vocacional e foi para um seminário salesiano. Anos mais tarde, já ordenado sacerdote Salesiano de Dom Bosco, foi em um colégio salesiano que percebeu o chamado a uma nova missão. A partir disso, por sua docilidade a Deus, deu passos que resultaram na fundação da Comunidade Canção Nova, em 2 de fevereiro de 1978. O próprio Padre Jonas afirmava que a Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco.
A Congregação Salesiana tem como nome oficial Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em homenagem ao santo que propôs a alegria como caminho de santidade. Ela foi fundada em 1859 por São João Bosco e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX.
Popularmente, os membros da congregação são conhecidos como “Salesianos de Dom Bosco”. Sua missão é a evangelização da juventude principalmente através da educação.
Dom Bosco inspirou o início de um vasto movimento de pessoas, que trabalham de diversos modos em favor da juventude. Com a escolha do lema “Da mihi animas cetera tolle” (Dai-me almas e ficai com o resto), ele quis exprimir a sua paixão por Deus e pelos jovens, disposto a todo sacrifício.
A Família Salesiana é um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que procuram seguir a espiritualidade e a missão proposta por São João Bosco.
Dom Bosco foi o fundador dos quatro seguintes grupos: Sociedade de S. Francisco de Sales – Salesianos de D. Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores Salesianos e a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).
A Família Salesiana compreende hoje 33 grupos oficialmente reconhecidos no mundo. Estes grupos vivem em comunhão recíproca, compartilham o mesmo espírito e continuam a missão iniciada por Dom Bosco com vocações especificamente distintas.
Tudo o que vivemos, nosso jeito de evangelizar, nossa sede pela salvação das almas, nossa busca de santidade, nossa alegria, nosso amor pela comunicação como uma forma privilegiada de anunciar Jesus Cristo, certamente traz as marcas de Dom Bosco.
A Comunidade Canção Nova se enquadra no segundo título de pertença à Família Salesiana por ser uma Associação Católica surgida pela força criativa de um filho espiritual de Dom Bosco, Padre Jonas Abib. Tal título jurídico de pertença foi conferido pela carta de reconhecimento oficial, assinada pelo então Reitor-Mor Pe. Pascoal Chávez Villanueva, SDB, no dia 21 de janeiro de 2009, ano seguinte ao nosso Reconhecimento Pontifício. Dom Villanueva foi quem anunciou ao Padre Jonas esta notícia tão esperada por ele, por telefonema.
Para nós Canção Nova, ser Família Salesiana é vivermos essas características tão marcantes que possuímos em nosso carisma, em comunhão com o carisma salesiano. E, sendo Canção Nova, somos também família de Dom Bosco.