Catequista, o promotor da fé na comunidade cristã

Foto ilustrativa: IA

 

As celebrações litúrgicas na Igreja Católica no Brasil dedicam-se às vocações neste mês de agosto.Decisão tomada, em 1981, na Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional do Bispos do Brasil), no último domingo do mês de agosto, a Igreja celebra o Dia do Catequista.

Os catequistas promovem a fé na comunidade cristã educando crianças, jovens e adultos para, antes de tudo, “amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo (Mt 22,37-39)”, conhecer os sacramentos e, certamente, testemunhar Cristo e o Evangelho.

Esses leigos que dedicam suas vidas para os serviços pastorais e missionários são chamados a “ensinar o Cristo” (CIC 428) e, por meio dos encontros de catequese, levar os catequizandos à comunhão com Jesus Cristo (CIC 426).

Serviço catequético

“Para mim, é uma alegria ser catequista! Eu aprendo muito mais, porque, antes de aplicar os encontros de catequese, faço o estudo prévio do Catecismo da Igreja Católica e, geralmente, sou surpreendida com o que estudo, com o que leio, com o que rezo. Isso me torna uma católica melhor”, sublinha a catequista Beatriz Dias Ferreira.

Beatriz está inserida no ministério do Catequista na cidade de Senador Canedo, em Goiânia (GO), há cerca de 8 anos. Ela é um dos exemplos dos leigos vocacionados e de pessoas incansáveis que contribuem para a caminhada e o crescimento da comunidade eclesial.

Como missionária da Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do segundo elo, Beatriz afirma que, ao ministrar os encontros de catequese, aproxima-se do pai fundador da Canção Nova, Padre Jonas Abib, porque ele iniciou a missão de evangelização com o método de Catecumenato.

A catequista e missionária da Comunidade Canção Nova goianiense testemunha, com alegria, que ser leiga atuante inspira outros leigos a se comprometer com a difusão do Evangelho. Ela destaca uma catequizanda que, após o Sacramento do Crisma, também se tornou catequista; e outra, Ministra Extraordinária da Eucaristia.

Na cidade de Roma, Itália, as missionárias da Comunidade Canção Nova Estelita Estela e Joyce Mesquita cooperam com a Catequese na paróquia Santa Faustina (Torresina-Roma). O serviçopastoral prestado aos finais de semana pelas catequistas brasileiras abre as portas dos corações de 22 crianças italianas para o ápice da iniciação cristão: a Eucaristia.

Estelita Estela partilha que essa é uma das oportunidades de evangelização fundamental vivenciadas pelos missionários Canção Nova na cidade eterna. Embora enfrente alguns desafios como o idioma, entender a realidade das crianças e, por vezes, de algumas famílias que estão mais preocupadas com o evento social do que a participação dos filhos na formação religiosa.

Um dos pais escreveu um bilhete de agradecimento, em nome das crianças italianas, para a catequista Estelita Estela, que investe a vida, há dezesseis anos, contribuindo na formação cristã.

“Obrigada por segurar a mão das nossas crianças na sua primeira viagem de fé. O teu afeto, a tua paciência, os teus sorrisos serão um dom precioso que eles guardarão sempre consigo.”

Mensagem do Papa Leão XIV aos catequistas

O Papa Leão XIV, em uma videomensagem para lembrar os 400 anos de nascimento do beato Andrew Phú Yên, padroeiro dos catequistas, encorajou a dedicação pastoral dos catequistas.

“Jamais subestimem o dom que são. Com seu ensinamento e exemplo, vocês atraem crianças e jovens para a amizade com Jesus. Vocês são enviados pela Igreja para serem sinais vivos do amor de Deus: servidores humildes como o beato Andrew, repletos de zelo missionário.”

O Pontífice ressaltou, na mensagem, o afeto atribuído aos catequistas: “Meus queridos catequistas, vocês são amados por Deus e preciosos para a sua Igreja. Que o beato Andrew Phú Yên os guie com o seu exemplo”.

Catequistas, unidos à Igreja, dedicamos nossas orações a cada um de vocês, a fim de que continuem fiéis na promoção da Pessoa de Jesus.